Transformações tecnológicas e a comunicação dos meios

 

O jornalismo desde seu surgimento vem sofrendo grandes transformações, e os meios utilizados para a transmissão de conteúdos jornalísticos é um dos grandes responsáveis pelas mudanças na forma de produzir informação e distribuí-la á sociedade. A tecnologia que é fundamental para a existência da comunicação, que começou com a oralidade e chegando aos tempos de hoje com a internet, traz possibilidades inovadoras que ao mesmo tempo que facilita e democratiza a relação entre emissor e receptor, traz também a preocupação com a decadência de outros meios, e o futuro do jornalismo.

A partir do momento em que a notícia se torna um produto de venda, tendo assim as empresas de informação uma grande preocupação com o lucro, fazer jornalismo de forma íntegra e verdadeira se torna uma função difícil de efetuar diante essa disputa de mercado. A internet traz uma possibilidade de criar um jornalismo onde a comunicação entre quem faz a notícia e quem recebe é muito mais ampla, criando um questionamento direto de milhões de pessoas que estão tendo acesso aquela informação, tendo aí o jornalista uma perda de poder mediativo. E a forma de lucrar com jornalismo passa a ser de outra jeito, saindo da idéia de produto. Como foi dito pelo jornalista e professor Rosental Calmon Alves, jornalismo não é tinta e papel, mas sim a informação independente do meio, assim surgindo uma nova forma de lucrar com o jornalismo, passando de produto para serviço, algo que não seja estático.

A chegada da internet que vem com grandes transformações para o jornalismo, não faz com que os outros meios de comunicação como o impresso, o rádio, e a TV perca sua importância, mas mostra que esses meios tem que se integrar às novas tecnologias, tem que haver uma relação direta e harmônica entre os meios mais antigos e a internet, sendo importante não se posicionar diante essa nova forma de produzir informação como inimiga, mas sim como uma nova possibilidade de criar um jornalismo responsável, e também futuramente lucrativo. É natural que a mídia tradicional, os profissionais que já atual a tanto tempo, e os futuros jornalistas fiquem preocupados diante tantas inovações tecnológicas, mas é necessário caminhar junto com essas mudanças, e investir cada vez mais nessa nova forma de produzir notícia.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: